Você está aqui: Página Inicial PROF. DR. JAIR RIBEIRO CHAGAS

Apresentação

Docentes

Graduação

Pós-Graduação

Pesquisa

Extensão

PROF. DR. JAIR RIBEIRO CHAGAS

(Prof. Afiliado - Aposentado)

 

Formação Acadêmica

Graduação em Farmácia e Bioquímica, Universidade de São Paulo - USP (1979).

Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP 1988-1993).

Pós-doutorado em Bioquímica e Enzimologia de Proteases na Universidade François Rabelais, Tours, França (1995-1996).

E-mail: jchagas1@gmail.com

 

CVLattes 

 

Linha de Pesquisa:  Consequências da hipóxia intermitente nos sistemas calicreínas-cininas e renina-angiotensina - Consequências bioquímicas dos distúrbios de sono na atividade de enzimas proteolíticas e metabolismo de neuropeptídeos - Usos de enzimas proteolíticas ou seus inibidores em biorremediação e novos fármacos.

 

Resumo: A hipóxia intermitente, produzida, por exemplo, durante o ronco, leva a alterações bioquímicas importantes nas enzimas metabolizadoras dos hormônios peptídicos bradicinina e angiotensina e seus receptores. Nosso objetivo é compreender os mecanismos moleculares dessas alterações;

 

- Os distúrbios de sono levam a um déficit de sono com importantes consequências fisiológicas. As alterações dos sistemas proteolíticos de geração, transformação e inativação de neuropeptídeos são pouco conhecidas. Nosso objetivo é compreender melhor as consequências da privação de sono nesses sistemas; 

  

- Enzimas proteolíticas obtidas de organismos submetidos a pressão seletiva em ambientes hostis (poluídos, quentes, secos, salinos, com alta competição, pobres em nitrogênio, etc) podem ser ferramentas biotecnológicas interessantes para muitos processos de despoluição ambiental. Essas enzimas e seus inibidores naturais ou sintéticos também podem originar medicamentos com vastas aplicações.

Ações do documento