Você está aqui: Página Inicial PROF. DR. RONALDO DE CARVALHO ARAÚJO

Apresentação

Docentes

Graduação

Pós-Graduação

Pesquisa

Extensão

PROF. DR. RONALDO DE CARVALHO ARAÚJO

(Prof. Associado)

 

Formação Acadêmica

Doutorado Sanduíche no Max Delbruch Center for Molecular Medicine, em Berlim com título de Doutor em Ciências pelo Programa de Biologia Molecular – UNIFESP (2000)

 

E-mail: araujo.ronaldo@unifesp.br

Telefone: 5576-4848 ramal 1311

Sala: Ed. Pesquisa II - Laboratório de Genética do Exercício e Metabolismo

         Rua Pedro de Toledo, 669 - 9.º andar - Vila Clementino - São Paulo/SP 

 

CVLattes

 

Linha de pesquisa: genética do exercício e metabolismo

 

Resumo: o objetivo da minha linha de pesquisa é entender como o exercício físico pode ser utilizado como ferramenta não farmacológica na prevenção e/ou controle das patologias associadas à síndrome metabólica. 

Para avaliar o impacto do exercício físico na patogenia de doenças metabólicas, primeiramente, nós pesquisamos como os polimorfismos relacionados a genes conhecidamente importantes para o exercício físico podem afetar a performance. Dentre os vários polimorfismos estudados no laboratório, podemos citar a enzima conversora de angiotensina (I/D ECA), receptor B2 de cininas (+9/-9), actinina 3 (ACTN3) e o angiotensinogenio (M235T).

Por outro lado, estudamos como esses genes podem participar na gênese e manutenção da síndrome metabólica. Para tanto, trabalhamos com crianças e adolescentes obesos, hipertensos e camundongos geneticamente modificados para esses genes.

Finalmente, tentamos avaliar a resposta metabólica desses grupos frente a diferentes protocolos de treinamento físico.

Ações do documento